- Hoje em dia não conseguimos viver sem números: para telefonar, para contar, para nos identificarmos, etc.
- Mas já alguma vez te deste ao trabalho de pensar como é que apareceram, de onde surgiram e como foram utilizados pela primeira vez?
- Na matemática, os números servem para descrever uma quantidade ou medida e surgiram exactamente pela necessidade de contar algo.
- No início, a humanidade não necessitava de "grandes contagens". As pessoas precisavam apenas de saber o número de membros do seu pequeno grupo e pouco mais.
- Para o ser humano mais primitivo, contar era uma coisa que se fazia sem pensar, porque não era preciso contar muito.
- Nesse tempo, os grupos humanos eram caçadores-colectores, ou seja, quase não tinham posses e sobreviviam retirando da natureza tudo o que necessitavam.
- No entanto, conforme foi evoluindo e deixando de vaguear em busca de sobrevivência, o ser humano começou a plantar os seus alimentos, a criar animais domesticados, a construir casas, etc.
- Devido a estas alterações, os seres humanos começaram a sentir necessidade de fazer contagens cada vez mais complicadas que os levaram à criação de sistemas.
- Estes sistemas permitiam-lhes: contar dias (até à próxima colheita), contar quantidades de mantimentos, contar pessoas (que pertencem à tribo), contar animais (do rebanho), etc.
- Cada povo e cada cultura criou o seu próprio sistema de contagem: quer utilizando os dedos, quer fazendo riscos nas paredes, contando pedrinhas e nós em cordas ou até criando um sistema mais complexo que envolvesse símbolos.
- Sabias que a palavra calcular vem do Latim calculus?
Calculus significa "pequena pedra (ou seixo) usado para contar".
É que, inicialmente, as contas faziam-se muito com a ajuda de pedras.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Antes de existirem os números
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.