sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O educador suficientemente bom.




Sabemos que a sociedade moderna vive dias de correria e muito trabalho. A educação dos pequenos hoje não está restrita ao convivo da família. E cada vez mais cedo as crianças vão para a escola e creches.
O papel do educador seja ele atuante em áreas de educação formal (como as escolas) ou educação não formal, como as igrejas por exemplo é uma função muito importante. Pois esse educador irá interagir e influenciar na formação das crianças. Através da palavra de Deus, do seu testemunho e da qualidade do trabalho que desenvolve.
O pediatra e psicanalista de criança Donald Winnicott, em seus estudos e pesquisa do desenvolvimento infantil ressaltou aos cuidadores, pais, educadores e familiares saberem a importância de cuidar e educar.
Para ser um educador suficientemente bom se faz necessário ter resolvido questões da sua própria infância, pois muitas vezes quando o adulto se depara com situações semelhantes as que já viveu em sua infância pode repetir as mesmas reações que vivenciou com seu seus pais e professores. Por isso a importância do educador cristão saber que deve ser uma referência para as crianças. Saber ouvir, valorizar questões que para nós adultos parecem bobagens. Trabalhar a auto estima da criança que por muitas vezes não recebe palavras de valorização, tendo sua própria imagem diminuída. Para o educador conseguir fazer um trabalho de construção ele precisa ter claro que o princípio do educar é uma via de mão dupla. Enquanto estimulamos o desenvolvimento e as potencialidades das crianças aprendemos com uma rica inter-relação.
A infância é a fase que as crianças estão construindo o seu eu, o seu caráter e o adulto que irá se tornar. O homem é um ser em constante transformação. Bons educadores hoje, próximas gerações de adultos sadios.

BIBLIOGRAFIA: REICHERT, Evânia. Infância a idade sagrada. Porto Alegre: Vale do ser,2009.2ª edição.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

1º Evento cultural EBI Norte


Olá amiguinhos, como vocês já sabem teremos um grande evento no dia 05 de outubro e não podes perder, mas para garantires sua presença terás de adquirir sua pala de participação que custa apenas 3€.
Convide seus amiguinhos e familiares para este dia tão especial, e com isso ajudará o trabalho da EBI.
Contamos contigo!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MISSÃO: EDUCAR








Segundo o dicionário Educar é: 1. Promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de (alguém), ou de si mesmo 2. Instruir. Ao lermos esses conceitos podemos visualizar a complexidade da nossa missão. E para nós Educadoras cristãs significa ainda mais: formar o caráter de Deus em nossas crianças. Tarefa fácil? Certamente você responderá: NÃO.

Por isso, o trabalho com crianças exige do Educador muita dedicação, comprometimento, criatividade e formação. Isso significa dizer que para ser Educador, no sentido amplo da palavra, é necessário muito mais do que simplesmente gostar de crianças, é preciso ter um objetivo real e consciente de ensiná-las, estar disposto a aprender e a se doar a cada dia.

O Educador tem uma grande responsabilidade na vida das crianças. Uma palavra dita, um gesto, um ensinamento fica arquivado na memória dos pequeninos e podem desencadear uma série de reações: positivas ou negativas






Nós que somos Educadoras cristãs, voluntárias, temos um comprometimento e interesse muito maior em influenciá-los de forma construtiva, afim de formarmos crianças abençoadas, sadias e felizes.



Sendo assim precisamos buscar a nossa qualificação espiritual e funcional a cada dia para que nossas aulinhas sejam atrativas, dinâmicas e fiquem gravadas no coração das crianças. Precisamos pedir direção a Deus para refletirmos o brilho Dele. Uma criança sabe identificar se a Educadora está dando a aulinha de todo o coração ou não.





As Educadoras da EBI estão presenciando o avanço e melhoria deste ministério constantemente, mas todo esforço só será válido se dentro das nossas igrejas, da maior a menor, a Educadora assumir sua responsabilidade de Educadora cristã como um chamado do Senhor Jesus na vida dela. Uma aulinha tem que ser sempre melhor que a outra. Os recursos colocados no blog, e todo material ao qual se tem acesso deve ser colocado em prática para que possamos alcançar nossas crianças.

Como você recebe as crianças da sua igreja? Com um sorriso no rosto ou com uma expressão de cansaço e desânimo? Você planeja suas aulas com antecedência? Quais recursos visuais você já elaborou?


Podem parecer perguntas simples e corriqueiras, mas elas as possibilitarão avaliar a qualidade do seu trabalho.


Somente com esforço, comprometimento e dedicação colheremos o fruto do nosso trabalho: ganhar almas para o Senhor Jesus!!!

domingo, 22 de agosto de 2010

OLHA AI TURMINHA!!!! ESSAS SÃO AS ESPOSAS DO NORTE, PREPARANDO OS LANCHINHOS COM MUITO, AMOR , ALEGRIA E DEDICAÇÃO. MUITO OBRIGADA A TODAS VOCÊS BEIJINHOS****

TURMINHA DA EBI!!

A Turminha da Fé foi criada com o objetivo de fazer um elo entre a garotada e a EBI através de uma linguagem simples e clara. As crianças necessitam de personagens para se identificarem e essa é a intenção da Turminha. Através da identificação com os personagens, as crianças se sentirão mais a vontade no ambiente da Escola Bíblica Infantil. Ela é composta de nove personagens que irão aparecer gradativamente durante as histórias, onde focaremos os seguintes personagens: Izak, Megui, Dinho, Jú, Luci, Levi, Biel, Tronic e Pantufa.




Vamos agora conhecer um a um dos nossos novos amiguinhos, depois veja qual deles você mais gostou.


Gostaram do meu sorriso? Na turma eu sou a única de aparelho. Luci é o meu nome, tenho 10 anos, sou protetora, zelosa, sei de tudo um pouco e me acho muito inteligente. Vocês vão me amar!







Eu sou a Jú e tenho 9 anos, sou um pouco marrentinha, tecnológica, otimista e gosto muito de festinhas.






Olá, eu sou o Izak, tenho 9 anos e sou carismático, cheio de idéias, um pouco convencido, espertinho, peralta e também não abro mão de usar boné.





Olá pessoal, eu sou o Dinho, tenho 7 anos, sou o melhor amigo do Izak, sou um excelente esportista. Sei tudo sobre esportes e sou sempre o que acalma toda a turma quando há discussões entre eles.




Eu sou a Megui, tenho 8 anos, uso óculos, sou muito vaidosa, amiga, tenho "nojinho" de algumas coisas, sou simpática e carinhosa. Sei que iremos nos dar bem. Um beijinho, tá?




Au, au... Sou o Pantufa, o cachorrinho da Megui. Muito brincalhão e atrapalhado, gosto de correr, pular e ir atrás do Tronic ou da bola do Dinho de vez em quando.


Olá galerinha, tenho quase 8 anos e me chamo Levi. Sou músico e muito prestativo, inteligente, forte e um pouquinho desatento.


Gu-gu-da-da, meu nome é Biel, tenho apenas 2 aninhos. Dizem que tenho a imaginação fértil, sou espoleta, carinhoso e minha irmã se chama Megui.




Sou um robozinho cheio de surpresas e com muitas "bugigangas" ajudo a turminha em suas aventuras. Sou uma das melhores invenções da Jú. Ah! Meu nome é tronic

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Faça o mesmo que Abraão

Ele promete guardar-nos dos inimigos quando diz: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.”



“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem(...); em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12.1-3)



Quer dizer, Deus deu as coordenadas de um acordo, de uma parceria com Abraão. Esse mesmo Deus continua falando a mesma coisa nos dias de hoje. Quando Ele diz: “Sai da tua parentela, da casa de teus pais”, na verdade está nos mostrando que temos de deixar nossos costumes e tudo o que nos amarra a nossa casa e a nossa vida para seguirmos a Sua voz.



Se Abraão não concordasse, nada seria feito. Verificamos que, de fato, a Palavra de Deus teve efeito na vida de Abraão porque ele obedeceu e aceitou os termos do acordo.



Consequentemente, Deus foi obrigado a abençoá-lo. Ouça a voz de Deus, pois Ele deseja ter esse relacionamento com você.



“E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.” (Mateus 19.29)



Nós que vivemos pela fé tomamos posse de coisas grandes, somos abençoados, mas as perseguições nos acompanham. Deus promete a bênção mas não promete nos livrar das perseguições e acusações. Ele promete guardar-nos dos inimigos quando diz: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.”



Deus abençoe a todos.



Bispo Edir Macedo

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Como devemos escovar os dentes:

1. Colocamos a pasta dentífrica, com flúor, na escova;
    • 2. Inclinamos a escova em direcção à gengiva e fazemos pequenos movimentos em linha recta ou em círculo, mas com pouca pressão; 3. Escovamos um ou dois dentes de cada vez e fazemos aproximadamente 10 movimentos para cada; 4. Escovamos com uma sequência - começamos a escovar a parte de fora (do lado da bochecha) do último dente de um dos maxilares e continuamos a escovar até chegar ao último dente do outro lado da boca; 5. Na mesma sequência, escovamos os dentes do lado de dentro da boca, ou seja, os do lado da língua; 6. Fazemos a mesma coisa para escovar os dentes do outro maxilar; 7. Escovamos as partes de cima dos dentes, ou seja, a parte que mastiga, com movimentos de vaivém; 8. Por fim, escovamos a língua e cuspimos o excesso de pasta dentífrica.


  • É muito importante que não nos esqueçamos que:
      - a escova de dentes é um objecto pessoal e intransmissível (não se deve emprestar a outras pessoas); - a escova deve ser guardada num lugar seco, com os pêlos voltados para cima; - a higiene oral é a forma mais eficaz para prevenir as doenças da boca; - é muito importante escovar os dentes correctamente pelo menos duas vezes por dia; - devemos sempre utilizar uma pasta dentífrica com flúor; - devemos usar o fio dental diariamente.

    A saúde é o nosso maior bem, por isso devemos cuidar dela!